segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"Quem é o mestre?"

Mais que um "crássico" da Sessão da Tarde, o "Último Dragão" é uma história de perseverança, onde o herói ultrapassa todas as barreiras impostas na sua busca por redenção. Que nada, o filme é tosco mesmo e cheio de pancadaria, mas o negócio aqui é sério e teremos uma análise rasa desse marco na história do cinema.

Pois bem, o filme narra a história de Bruce Leeroy (trocadilho com a sutileza de um mastodonte), um aspirante a Bruce Lee, mas como o filme foi produzido por Berry Gordon, da Motown, nosso herói é negão (afromericano para os mais corretos). Treinado por um mestre chinês que, se não me engano, mora num barco, nosso herói já demonstra todas as suas habilidades no começo da película quebrando ao meio uma flecha lançada pelo seu "mestle".
Após essa exibição de seus dotes na arte Shaolin, Leeroy vai ao cinema assistir, é claro, a um filme do Bruce Lee. Só pra humilhar Daniel Sam, que pega moscas com o pauzinho, Leeroy come pipoca com hashi. Quer coisa mais blasé? É lá que ele encontra pela primeira vez seu Nêmesis, Sho'nuff, o Shogun do Harlem. Mal-encarado até o último fio de black power, e com um visual style bagarai, Sho'nuff deve ter um puta complexo de inferioridade, pois a toda hora pergunta "quem é o mestre?" só pra sua patota, que parece ter saído do clipe de Bad do Michael Jackson, responder berrando "Sho'nuff". O tempo fecha ali mesmo, e assim vai ao longa do filme.

Gracinha

Uma das cenas mais marcantes dos anos 80 é aquela em que o nosso Bruce Lee do Harlem segura uma bala (a de revólver, pombas) com os dentes. Chuck Norris faz isso com a barba. E isso após uma luta cheia de pirotecnia, coisa pra George Lucas babar de inveja.



Outra curiosidade é a presença de dois atores renomados, pelo menos hoje em dia, no elenco: Mike Star e William H. Macy.
Agora, se tu quer ver a maior concentração de tosquice por frame quadrado, assista a cena da discoteca.

Azulivre

Nenhum comentário: